
Destina-se a crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico e tem como finalidade o desenvolvimento progressivo, global e equilibrado das crianças, respeitando sempre a individualidade de cada uma e promovendo o bem-estar das mesmas.
A criança aprende de forma ativa, através de experiências estimulantes, adquirindo competências significativas e diversificadas ao nível das diferentes áreas de conteúdo. A expressão e comunicação são desenvolvidas, bem como a curiosidade e pensamento critico. O mundo começa a ser compreendido de outra forma e a criança vai começar a afirmar a sua identidade pessoal e a construir a sua autoestima.
O afeto e as interações com os adultos não são descurados nem as brincadeiras com os pares, que permitem à criança conhecer a importância da socialização.
Os hábitos e valores são reforçados e a criança é educada para uma vida em democracia, baseada na igualdade, reconhecendo a necessidade de cumprir regras.
No pré-escolar privilegiamos:
A articulação da abordagem das diferentes áreas de conteúdo, de modo a que se integrem num processo flexível de aprendizagem para a criança;
O desenvolvimento pessoal e social de cada criança:
O apoio a cada criança na construção da sua aprendizagem;
O respeito pelas caraterísticas individuais de cada um;
A promoção da cooperação e a entreajuda;
O estímulo da imaginação da criatividade, da curiosidade e do pensamento critico;
A realização de experiências/atividades interessantes e desafiadoras;
A interiorização de valores e de práticas de cidadania, no respeito por si e pelo outro;
As condições para fazer emergir a Inteligência emocional, através do desenvolvimento de competências emocionais.
A participação das famílias no processo educativo dos filhos;