
O Serviço de Apoio Domiciliário constitui uma resposta social organizada para que pessoas em situação de dependência, transitória ou definitiva, possam ter apoio na satisfação das suas atividades de vida diária.
Este apoio é prestado no domicílio do utente, contribuindo para a promoção da sua autonomia e prevenção de situações de dependência ou seu agravamento.
Esta Resposta Social, é regulamentado pelo Despacho Normativo 62/92 do Ministério do Trabalho e da Solidariedade e existe no Centro Social para o Desenvolvimento do Sobralinho desde 1999, assegurando os seguintes serviços:
Prestação de cuidados de higiene e conforto;
Confeção e/ou transporte de refeições;
Arrumações e pequenas limpezas no domicílio;
Tratamento de roupa.
Neste momento o Centro Social apoia 52 pessoas, tendo como grande objetivo para a valência; contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos e suas famílias, assim como, contribuir no apoio físico e psicosocial, esclarecendo e adequando cuidados de modo a contribuir para um maior equilíbrio e bem-estar, contribuindo para que sejam cidadãos de plenos direitos.
Centro de Apoio à Família e ao Idos
O Centro Social para o Desenvolvimento do Sobralinho, tem vindo a desenvolver todos os esforços para a abertura de um novo espaço na Escola Velha dedicado á população mais idosa. Este espaço que será um Centro de Apoio à Família e ao Idoso e tem com grande objetivo promover atividades de convívio e ocupação, acompanhando o seu desenvolvimento e adequando á realidade da população utente, promovendo um envelhecimento ativo.
Este trabalho será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar e proporcionará aos idosos a continuidade de um papel ativo na sociedade, promovendo a autonomia, como capacidade de lidar com as situações e tomar decisões sobre a sua vida do dia-a-dia, de acordo com as suas preferências.
'Para a nossa equipa, é fundamental que os utentes vivam uma vida o mais saudável e gratificante possível.'
Este equipamento assegurará os seguintes serviços:
Convívio/ocupação
Atividades de lazer /passeios
Refeições
Férias organizadas
Cuidados de higiene
Apoio psicossocial
As atividades programadas devem ter a maior participação possível, daqueles que delas fazem parte.